Penguin Community
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Princípios básicos das unidades de armazenamento em Linux e partições

Ir para baixo

Princípios básicos das unidades de armazenamento em Linux e partições Empty Princípios básicos das unidades de armazenamento em Linux e partições

Mensagem  Mocho Qua Set 10, 2008 12:11 am

Todas as unidades de armazenamento, como um disco rígido, uma Pen ou um cartão de memória são divididos em partições.
Ou seja, um disco rígido pode ter 80Gb de capacidade e eu posso dividir essa capacidade em 2 partições, uma de 1Gb e outra de 79Gb por exemplo. Assim a gestão de ambas as partições é separada. O sistema pode gerir essas partições separadamente de maneira a que cada uma pode ter a sua função num Sistema Operativo.
Um Sistema de Ficheiros, em inglês File System, é o nome que se dá à tecnologia de gestão de partições, por exemplo, o ext3, o NTFS (New Technology File System), o FAT32, etc..
Os diferentes Sistemas de Ficheiros têm diferentes maneiras de gerir a partição numa unidade de armazenamento, ou seja, a leitura e gravação é de maneira diferente, a organização dos ficheiros e a performance também são diferentes.

Por exemplo:
- 1 Disco rígido
. . . . . ~dividido em partições
. . . . . . . . . ~formatadas com um Sistema de Ficheiros (cada uma)

Cada partição feita num disco rígido pode ser formatada com um Sistema de Ficheiros diferente.


Nos sistemas Linux, todos os componentes do sistema, seja hardware ou software estão representados por ficheiros e divididos em pastas.

Todas as pastas e ficheiros num sistema Linux estão dentro do Sistema de Ficheiros, designado por / ... (no Ubuntu ir a Locais->Computador->Sistema de Ficheiros). Todos os ficheiros e pastas localizam-se dentro do Sistema de Ficheiros, o '/' . Aqui temos várias pastas, sendo que a pasta '/dev' contém os ficheiros relativos aos dispositivos (dev - devices) que estão ligados ao computador.

Todas as unidades de armazenamento e todas as partições têm um ficheiro correspondente na pasta '/dev' para assim o Linux os poder gerir.

Por exemplo, eu neste momento tenho 1 disco rígido com 160 Gb de capacidade total. Está dividido em 3 partições diferentes.
O meu disco rígido localiza-se em '/dev/sda'
As partições que eu tenho estão dispostas da seguinte maneira:
/dev/sda1 ~SWAP~ 512Mb
/dev/sda2 ~ext3~ 100Gb ponto de montagem '/'
/dev/sda3 ~ext3~ 59Gb

Ou seja, o meu disco rígido tem uma partição com 512Mb de capacidade e está formatada para área SWAP e localiza-se em /dev/sda1.
A partição /dev/sda2 formatada com ext3 tem uma capacidade de 100Gb e é o 'Sistema de Ficheiros' do Linux, ou seja, é o '/'
A partição /dev/sda3 formatada com ext3 tem uma capacidade de 59Gb e é a partição usada para back-up de dados. Esta partição não tem função no sistema.

A gestão das 2 partições sda2 e sda3, embora seja o mesmo Sistema de Ficheiros, as partições são geridas de maneira diferente, quer pelo Sistema Operativo quer pelo gestor de ficheiros.


~~a concluir~~ Exclamation Exclamation
Mocho
Mocho
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
SO preferido: : Linux Mint 5 - Gnome
Data de inscrição : 05/07/2008

http://www.yuritw.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos