Penguin Community
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

root: o que é?

Ir para baixo

root: o que é? Empty root: o que é?

Mensagem  Snuffy Qua Mar 04, 2009 11:12 pm

root é o utilizador ou conta que, por definição tem acesso a todos os comandos e ficheiros num Sistema Operativo Linux ou baseado em Unix. Também é conhecido como conta de root, root user, ou superutilizador.
A palavra root pode significar outros termos ou definições, dependendo da situação em que é usada, e por isso, pode criar confusão entre novos utilizadores.
Um desses outros termos é o directório root, que é o directório de topo, ou raíz do sistema, onde estão todos os outros ficheiros. É representado por uma barra ( / ).
Outra é /root, que é o directório pessoal do utilizador root. Um directório pessoal é a pasta que contém os ficheiros pessoais de um utilizador, assim como os seus ficheiros de configuração. Não deve ser confundido o directório root ( / ), com a pasta pessoal do utilizador root ( /root ). Os directórios pessoais dos outros utilizadores estão, por defeito, em /home.
Os privilégios de root são os privilégios que a conta de superutilizador tem no sistema. O utilizador root é o mais privilegiado e tem absoluto controlo sobre ele(o sistema). Um dos muitos poderes do root é poder modificar o sistema à sua vontade e modificar permissões de acesso de outros utilizadores.

Aconselha-se que os utilizadores iniciantes não usem a conta de root para o dia-a-dia, mas sim as suas contas pessoais não privilegiadas, ou com privilégios de administrador.

O comando sudo dado na consola ou terminal serve para pedir permissão ao root para tarefas de administração, ou seja, o utilizador poderá pedir ao root para o deixar fazer certas tarefas de administração de sistema. Para isso, o utilizador deverá estar contido no grupo de Admin, ou seja, no grupo de administradores do sistema.


Smile[b]
Snuffy
Snuffy
Admin
Admin

Número de Mensagens : 87
Idade : 43
Localização : Ferro
SO preferido: : Debian & Companhia
Data de inscrição : 05/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos