Penguin Community
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onde instalar o Linux? [Qual partição?]

3 participantes

Ir para baixo

Onde instalar o Linux? [Qual partição?] Empty Onde instalar o Linux? [Qual partição?]

Mensagem  ZiLOG Seg Abr 06, 2009 6:23 pm

Boas,

Já tive o Linux (Ubuntu) várias vezes instalado e depois volto a retirá-lo.
Desta vez tenho o Linux Mint.

O meu disco está assim:

sda1 - NTFS - Windows - Primária
|
\--- sda2 - Extendida
|
|---------sda5 - NTFS - Data - Lógica
|---------sda6 - ext3 - Linux - Lógica
|---------sda7 - swap - Linux Swap - Lógica

A minha pergunta é:
A partição onde está o Linux convém ser Primária? Qual o tamanho que deve de ter a partição Swap?

Depois do menu do Grub, antes de iniciar o carregamento do Linux, há uma pausa de uns 5 segundos, quando tinha o Ubuntu isto não acontecia. É mesmo assim no Mint ou será que é por a partição do Linux estar numa partição Logica no fim das partições todas?

Obrigado.

ZiLOG

ZiLOG
Newbie
Newbie

Número de Mensagens : 7
Idade : 49
SO preferido: : Linux Mint
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onde instalar o Linux? [Qual partição?] Empty Re: Onde instalar o Linux? [Qual partição?]

Mensagem  Mocho Seg Abr 06, 2009 9:24 pm

ZiLOG,

a partição do Línux convém ser primária, visto ser um Sistema Operativo, a partição precisa de estar activa ao iniciar do computador.

a partição SWAP é uma partição usada principalmente 'quando a RAM está cheia'. portanto, poderás fazê-la com o tamanho que desejares de acordo com a RAM que tens, antigamente aconselhava-se que a SWAP deveria ser mais que a RAM; no entanto, eu não acho necessário. Uma SWAP de 1Gb é mais que suficiente.

enquanto essa pausa de 5 segundos deverá ser para te dar a oportunidade de acessar ao menu do GRUB, através da tecla 'Escape'.

bounce bounce
Mocho
Mocho
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
SO preferido: : Linux Mint 5 - Gnome
Data de inscrição : 05/07/2008

http://www.yuritw.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde instalar o Linux? [Qual partição?] Empty RE:Onde instalar o Linux? [Qual partição?]

Mensagem  ZiLOG Seg Abr 06, 2009 10:01 pm

Aquela pausa é depois de ter passado o menu do Grub.

Quando sair a nova versão do Mint, vou apagar isto tudo e meter o Linux numa partição primária. O Swap também é numa partição primária? Podem ficar a seguir à partição do Windows XP?

Parece que nesta minha instalação, os programas são um pouco lentos a trabalhar. As janelas a movimentarem-se, o scroll das janelas, o movimento no Google Earth, etc. Mesmo com o Compiz desligado. Tenho os drivers da placa gráfica instalados e actualizados (nVidia).

ZiLOG

ZiLOG
Newbie
Newbie

Número de Mensagens : 7
Idade : 49
SO preferido: : Linux Mint
Data de inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onde instalar o Linux? [Qual partição?] Empty Re: Onde instalar o Linux? [Qual partição?]

Mensagem  Mocho Seg Abr 06, 2009 11:53 pm

humm,

Tanto a swap como a partição do Linux devem estar em primárias, (é uma teoria minha, nunca vi nada em contrário nem a favor.. Razz mas nunca tive problemas assim, por isso estou a dizer-te.)

em relação á velocidade, não será da internet? não estarás a utilizar um serviço que use muito a net, e depois o Google earth 'vê-se aflito'. ou assim..

olha neste link

podes iniciar com o Live CD do Mint, abrir o Gparted e depois apagar tudo, mas não te esqueças de fazer backup Razz Razz

cumpz.
Mocho
Mocho
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
SO preferido: : Linux Mint 5 - Gnome
Data de inscrição : 05/07/2008

http://www.yuritw.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde instalar o Linux? [Qual partição?] Empty Re: Onde instalar o Linux? [Qual partição?]

Mensagem  Snuffy Ter Abr 07, 2009 3:50 pm

Eu aconselho a instalar o Linux numa primária, swap também primária, e a swap com apx. o dobro do tamanho da RAM Smile
Mete a swap no início do disco, após isso o sistema operativo que fores usar mais (em primária),e depois o outro S.O. (também em primária)
O facto de a swap estar no início significa velocidades de acesso muito maiores Smile
Snuffy
Snuffy
Admin
Admin

Número de Mensagens : 87
Idade : 43
Localização : Ferro
SO preferido: : Debian & Companhia
Data de inscrição : 05/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Onde instalar o Linux? [Qual partição?] Empty Re: Onde instalar o Linux? [Qual partição?]

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos